Como vencedora do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social 2022 na categoria Amazônia, a Chemical foi uma das startups convidadas para uma rodada de pitchs exclusiva para pessoas conselheiras, investidoras e parceiras do Instituto Legado, além dos fundadores James Marins e Gláucia Marins.
No dia 30 de novembro, a sócia-fundadora da Chemical, Elaine Freitas, falou sobre o surgimento da cleantech e a criação do dispositivo IOT que permite avaliar a qualidade da água em minutos, sem a necessidade de enviar amostras para o laboratório. “A primeira versão foi criada em 2017, como MVP, e alguns anos depois o projeto foi aprovado no Programa da Centelha, recebendo o aporte de R$ 63 mil em 2021. Após testes iniciais e validação do algoritmo, a Chemical chegou à versão final do dispositivo”.
Depois do pitch, Elaine teve a oportunidade de conversar diretamente com os participantes tanto para tirar dúvidas quanto para discutir potenciais parcerias. Também apresentaram pitch as empresas Papoom e Reciclajuda, startups da economia verde.
Fomento ao Empreendedorismo Social
O Instituto Legado é uma organização que acredita no Movimento Transformador Massivo e no poder exponencial da inovação, entendendo que pessoas empoderadas têm poder de gerar mudanças e que o trabalho em conjunto produz melhores resultados. Com isso, oferece anualmente um programa de aceleração - o Projeto Legado - para impulsionar negócios de impacto socioambiental como a Chemical, que foi selecionada na edição 2022 e passou por capacitações em vários conteúdos, como mensuração de impacto, gerenciamento de projetos e comunicação de causas. Ao final do programa, a Chemical tornou-se um dos três negócios escolhidos para receber o investimento de R$ 10 mil.
Desse modo a Chemical não apenas tornou-se uma das três campeãs do Prêmio Legado, como foi convidada a fazer parte da Rede Legado, que integra mais de 200 iniciativas aceleradas pelo Projeto Legado desde 2013. “O apoio do Instituto Legado tem sido fundamental para criar novas conexões de impacto e oportunidades para continuar avançando até chegar ao nosso objetivo central: alcançar o desenvolvimento sustentável na Amazônia e em todo o paÃs”, conclui Elaine.
Sobre a Chemical
A Chemical é uma cleantech, criada no Amazonas em 2021, para revolucionar o monitoramento da qualidade da água, garantindo responsabilidade técnica, sustentabilidade e qualidade aos seus clientes. Norteada por esses valores, a cleantech desenvolve projetos ambientais com inovação tecnológica para a preservação de recursos naturais. Todos os serviços oferecidos têm como objetivo principal a segurança na qualidade e o cumprimento das normas ambientais, integrados com inovação e tecnologia. Saiba mais em: https://www.chemicalinovacao.com.br/
0 Comentários