Adsense

Fundadora da Chemical Inovação vence o Prêmio Mulheres Inovadoras, da Finep

A CEO e fundadora da Chemical Inovação, Elaine Freitas, venceu o Prêmio Mulheres Inovadoras, iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular startups lideradas por mulheres e contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que favoreçam o incremento da competitividade brasileira. 


Segundo o Report de Female Founders 2021, publicado por Distrito, Endeavor e B2Mamy, apenas 4,7% das startups brasileiras foram fundadas por mulheres. "Há um desperdício monumental de potencial humano, oportunidades econômicas e tecnológicas que advém da desigualdade de gênero, o que se reflete por sua vez no desenvolvimento humano do país", indica o estudo.


Etapas de seleção do Prêmio Mulheres Inovadoras


O processo de avaliação foi composto por duas etapas. Na primeira, as startups inscritas foram avaliadas de acordo com a elegibilidade e o plano de negócios. As que passaram para a segunda etapa participaram de um programa de aceleração que durou oito semanas, com palestras e mentorias individualizadas, além da oportunidade de networking.


Para a seleção das vencedoras, as startups fizeram uma apresentação final para a banca de avaliação, que analisou mercado, posicionamento, produtos, proposta de inovação e equipe. Elaine foi uma das três empreendedoras premiadas da Região Norte e, com isso, a Chemical Inovação recebeu o aporte de R$ 120 mil. 


Impacto positivo


“Essa foi uma conquista muito importante para o avanços dos nossos próximos passos. Até dezembro vamos lançar uma nova tecnologia para avaliar a qualidade da água. O incentivo às iniciativas inovadoras lideradas por mulheres tem reflexo direto na promoção da igualdade de gênero e traz benefícios para toda a sociedade”, afirma Elaine. 


Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um das metas para o Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), é, até 2030, melhorar a qualidade da água nos corpos hídricos, reduzindo a poluição, eliminando despejos e minimizando o lançamento de materiais e substâncias perigosas, reduzindo, desse modo, pela metade, a proporção do lançamento de efluentes não tratados e aumentando substancialmente o reciclo e reuso seguro localmente. 


Carreira e protagonismo 


Elaine é licenciada em Química (Uninorte), especialista em Auditoria e Perícia Ambiental (Universidade Cândido Mendes), mestra e doutoranda em Clima e Ambiente pela Universidade Estadual do Amazonas. A ideia de criar a Chemical Inovação está diretamente relacionada à sua experiência como pesquisadora da área ambiental e ao seu propósito de vida. Sua tese em andamento faz um estudo da variação das concentrações da composição isotópica de CO2 e CH4 em diferentes bacias hidrográficas.


Uma das soluções criadas por Elaine na Chemical Inovação é o aplicativo Marai, método de avaliação de mananciais que consiste em um questionário e tem dois níveis: um básico, que pode ser usado por qualquer pessoa, e um avançado, que pode ser usado por técnicos e profissionais da área ambiental. O método contém variáveis ambientais e físico-químicas (quantitativas e qualitativas). Possui uma pontuação estabelecida para avaliar o estado em que o ambiente se encontra (normal, moderado ou impactado). 


Saiba mais sobre nossas soluções em www.chemicalinovacao.com.br/solucoes


Postar um comentário

0 Comentários