Nossa CEO, Elaine Pires, debate como a tecnologia transforma metas ESG em dados auditáveis em evento do AVANÇARAUCARIA.
Na semana passada, um debate de alto nível na OAB de Araucária definiu o tom para o futuro do desenvolvimento econômico: como transformar a sustentabilidade socioambiental de uma intenção em uma ação prática e mensurável?
Esse foi o cenário da 15ª Reunião da Câmara Técnica de Sustentabilidade Socioambiental, um pilar essencial do programa AVANÇARAUCARIA, que reúne especialistas para articular soluções reais para a região.
Nossa CEO, Elaine, foi convidada a apresentar a visão da Chemical Inovação sobre o tema, sob o título "Water Drop Marai: Transformando Dados em Economia e Sustentabilidade".
O Desafio: A Lacuna entre a Promessa e a Prova do ESG
A mensagem central da nossa CEO para este grupo de especialistas foi uma provocação de posicionamento: a sustentabilidade parou de ser apenas uma intenção e só existe de verdade se puder ser MEDIDA.
O grande desafio do desenvolvimento sustentável hoje, seja para um município, uma indústria ou uma concessionária de saneamento, não é mais a "vontade de fazer". O desafio é o "como provar".
Em um mundo que exige conformidade, metas ESG rigorosas e transparência total, como transformamos um compromisso de sustentabilidade em um dado auditável?
A Tecnologia como Ferramenta de Governança
A apresentação da nossa CEO focou em como a tecnologia é a ferramenta que nos permite, finalmente, sair da promessa para a prática.
No contexto da gestão hídrica, o monitoramento tradicional é pontual e reativo. A inovação (como o Water Drop Marai) traz o monitoramento contínuo. Mas o que isso realmente significa?
Significa que podemos transformar a água, um recurso vital e complexo, em dados confiáveis, contínuos e rastreáveis.
Quando fazemos isso, duas coisas acontecem:
A Sustentabilidade torna-se um Ativo: Ela deixa de ser um "centro de custo" ou um relatório de marketing e passa a ser um ativo de governança, 100% rastreável.
A Economia torna-se uma Consequência: A "Economia" (o primeiro E da palestra) deixa de ser o objetivo principal e se torna a consequência natural de uma gestão eficiente, com menos desperdício de químicos, menos riscos de multas e melhor alocação de recursos.
A Força do Ecossistema: AVANÇARAUCARIA
Um diálogo deste nível só é possível quando há um ecossistema forte. A Chemical Inovação agradece imensamente ao Jair Rodrigues Dias Junior pelo convite e pela confiança em nossa visão para contribuir com este debate tão relevante.
Parabenizamos também a Coordenadora da Câmara Técnica, Danieli Patene, pela condução brilhante dos trabalhos e pela iniciativa visionária do projeto de carbono para a região. Foi inspirador ver a apresentação dos resultados de 2025 do AVANÇAR.
Saímos do evento (como empresa) com a certeza de que a colaboração e, acima de tudo, a medição, são os pilares do futuro sustentável que Araucária, e o Brasil, está construindo.

0 Comentários