A precipitação é a queda de água da atmosfera, que se verifica quando as partículas de vapor de água que constituem uma nuvem se unem, aumentando o seu peso e volume e formando gotas.
A precipitação de água pode ocorrer no estado líquido, sob diversas formas: aguaceiros (forte e passageira), chuvisco (gotas pequenas e espaçadas), chuva (gotas de água) ou orvalho (gotículas que se depositam à superfície). Pode ocorrer também no estado sólido: granizo (pedras de gelo de tamanho variável, que caem violentamente), neve (flocos) ou geada (gotículas que cristalizam).
A precipitação mede-se em milímetros (mm) ou litros por metro quadrado (l/m 2 ), através de pluviómetros.
A precipitação faz parte do processo do ciclo da água. O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação).
Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios e lagos. Depois, a água vai evaporar novamente, formando assim o ciclo da água mais uma vez.
O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.
continua......
continua......
0 Comentários